12H30  l  quarta-feira  l  09 de Outubro

KINDRA SCHARICH

canto

RICARDO BALLESTERO

piano

ROBERT SCHUMANN (1810-1856)         

Frauen-Liebe und -Leben, op. 42 (1840)

    Seit ich ihn gesehen

    Er, der Herrlichste von allen

    Ich kann's nicht fassen, nicht glauben

    Du Ring an meinem Finger

    Helft mir, ihr Schwestern

    Süßer Freund, du blickest mich

    verwundert an

    An meinem Herzen, an meiner Brust

    Nun hast du mir den ersten

    Schmerz getan

 

AARON COPLAND (1900-1990)                 

Dos Twelve Poems of Emily Dickinson (1950)

    There came a wind like a bugle

    Why, do they shut me out of heaven

    Going to heaven

    The chariot

                           

CAMARGO GUARNIERI (1907-1993)               

    Cabedelo (1931)

    Não adianta dizer nada (1957)

    Den-báu (1932)

    Cantiga (1955)

 

ALBERTO GINASTERA (1916-1983)                 

Cinco Canciones Populares Argentinas (1943)

    Chacarera

    Triste

    Zamba

    Arrorró

    Gato

A mezzo soprano KINDRA SCHARICH foi elogiada pela crítica de São Francisco por sua “vitalidade exuberante”, “precisão técnica destemida”, “pathos enraizado” e “esplendor musical irrepreensível”. Já apresentou mais de 150 canções em 10 idiomas e deu recitais com os pianistas Ricardo Ballestero, George Fee, Jeffrey Ladeur, John Parr e Joyce Yang. Como recitalista, já cantou no American Composer's Forum, La Jolla Athenaeum, Wagner Society, Lieder Alive e Sala Cecília Meireles. Entusiástica em  trabalhar com compositores modernos, é destaque em Everyone Sang: Vocal Music of David Conte (2018) e estreou obras de Elinor Armer, Kurt Erickson, Janis Mattox e Anno Schreier.

Gravações recentes incluem Meinem Himmel: The Complete Mahler Song Cycles, com o Quarteto de Cordas Alexander (2018) e Nepomuceno e suas Musas, com Ricardo Ballestero (2019). No mundo da ópera, Kindra cantou mais de 30 papéis do repertório de mezzo soprano lírico e será vista na estreia da ópera Today It Rains, de Laura Kaminsky, com a Ópera Parallèle.

Nascido em São Paulo, RICARDO BALLESTERO é professor na Universidade de São Paulo (USP), onde leciona repertório vocal para cantores, dicção lírica, piano colaborativo e música de câmara. Atuou como professor na Universidade de Colorado-Boulder e ministrou master classes e palestras na Universidade de Indiana (Bloomington), University Musical Society da Universidade de Michigan, Conservatorio Joaquín Rodrigo de Valência (Espanha), bem como em várias universidades e escolas de música brasileiras.

Já colaborou com renomados instrumentistas como Hansjörg Schellenberger, Atar Arad, Alex Klein, Erling Blöndal Bengtsson e Ray Chen, assim como com os cantores Luis Lima, Eiko Senda, Fernando Portari, Nicholas Phan, Nikolay Didenko, Gabriella Pace, Alicia Nafe e Julie Simson. Colabora regularmente com as cantoras Adélia Issa e Kindra Scharich, o clarinetista Cristiano Alves, o   violista Marcelo Jaffé e o violoncelista Antônio Lauro Del Claro.  Seus compromissos musicais o levaram para as cidades e palcos mais importantes do Brasil e também para os EUA, Alemanha, Itália, Espanha, Portugal, Canadá e Argentina.

Como pianista preparador e ensaiador, trabalhou em diversas produções operísticas na Houston Grand Opera,Teatro Amazonas, Festival Internacional de Campos do Jordão e nos programas de ópera das universidades de Michigan e Colorado. Já atuou como pianista ensaiador para cantores como Joyce di Donato, Richard Croft, Franz Grundheber, Maria Guleghina, e Paulo Szot e para regentes como Kurt Masur, Claus Peter Flor, Joseph Flummerfelt e Patrick Summers. Acompanhou ao piano aulas e masterclasses de figuras internacionais como János Staker, Grace Bumbry, Joyce DiDonato, François LeRoux, Ann Murray, Zehava Gal, Kiri Te Kanawa, Kathleen Kaun, Stephen King, Rudolf Piernay e Shirley Verrett.

Ricardo Ballestero é Doutor em Música pela Universidade de Michigan, onde estudou Piano Colaborativo e Música de Câmara com Martin Katz. Estudou também no Westminster Choir College, onde concluiu seu mestrado em Acompanhamento Vocal e Preparação para Cantores (vocal coaching) sob a orientação de Dalton Baldwin e J. J. Penna, e na Universidade de São Paulo, onde recebeu seu diploma de bacharel em piano. Foi integrante da Houston Grand Opera Studio em 2003-04. Durante seus primeiros anos de estudo no Brasil, estudou piano com Amaral Vieira, Beatriz Balzi, Yara Bernette e Gilberto Tinetti.