
12h30 | Quinta-Feira | 4 de agosto
RICARDO BALLESTERO
piano
B. KOVÁC (1937-2021)
Homenagem a Béla Bartók, para clarinete solo (1994)
B. BARTÓK (1881-1945)
Três canções folclóricas do condado de Csík (1907)
O pavão
Na feira Jánoshdia
Lírio branco
KÓKAI REZSŐ (1906-1962)
Quatro Danças Húngaras (1951)
Dança de Recrutamento
Dança folclórica
Dança do Luto
Fresco
R. SCHUMANN (1810-1856)
Fantasiestücke op. 73 (1849)
Zart und mit Ausdruck
Lebhaft, licht
Rasch und mit Feuer
C. M. v. WEBER (1786-1826)
Grande Duo Concertante Op. 48 (1815–16)
Allegro con fuoco
Andante con moto
Rondo. Allegro
CSABA PÁLFI
clarinete
Nascido em São Paulo, RICARDO BALLESTERO é professor na Universidade de São Paulo (USP), onde leciona repertório vocal para cantores, dicção lírica, piano colaborativo e música de câmara. Atuou como professor na Universidade de Colorado-Boulder e ministrou master classes e palestras na Universidade de Indiana (Bloomington), University Musical Society da Universidade de Michigan, Conservatório Joaquín Rodrigo de Valência (Espanha), bem como em várias universidades e escolas de música brasileiras.
Já colaborou com renomados instrumentistas como Hansjörg Schellenberger, Atar Arad, Alex Klein, Erling Blöndal Bengtsson e Ray Chen, assim como com os cantores Luis Lima, Eiko Senda, Fernando Portari, Nicholas Phan, Nikolay Didenko, Gabriella Pace, Alicia Nafe e Julie Simson. Colabora regularmente com as cantoras Adélia Issa e Kindra Scharich, o clarinetista Cristiano Alves, o violista Marcelo Jaffé e o violoncelista Antônio Lauro Del Claro. Os seus compromissos musicais o levaram às cidades e palcos mais importantes do Brasil e também para os EUA, Alemanha, Itália, Espanha, Portugal, Canadá e Argentina.
Como pianista preparador e ensaiador, trabalhou em diversas produções operísticas na Houston Grand Opera, Teatro Amazonas, Festival Internacional de Campos do Jordão e nos programas de ópera das universidades de Michigan e Colorado. Já atuou como pianista ensaiador para cantores como Joyce di Donato, Richard Croft, Franz Grundheber, Maria Guleghina, e Paulo Szot e para regentes como Kurt Masur, Claus Peter Flor, Joseph Flummerfelt e Patrick Summers. Acompanhou ao piano aulas e masterclasses de figuras internacionais como János Staker, Grace Bumbry, Joyce DiDonato, François LeRoux, Ann Murray, François LeRoux, Zehava Gal, Kiri Te Kanawa, Kathleen Kaun, Stephen King, Rudolf Piernay e Shirley Verrett.
Ricardo Ballestero é Doutor em Música pela Universidade de Michigan, onde estudou Piano Colaborativo e Música de Câmara com Martin Katz. Estudou também no Westminster Choir College, onde conclui seu mestrado em Acompanhamento Vocal e Preparação para Cantores (vocal coaching) sob a orientação de Dalton Baldwin e J. J. Penna, e na Universidade de São Paulo, onde recebeu seu diploma de bacharel em piano. Foi integrante da Houston Grand Opera Studio em 2003-04. Durante seus primeiros anos de estudo no Brasil, estudou piano com Amaral Vieira, Beatriz Balzi, Yara Bernette e Gilberto Tinetti.
O clarinetista húngaro CSABA PÁLFI, nascido em Budapeste em 1987, é doutor pela Universidade Liszt Ferenc, onde estudou nas classes de Tibor Dittrich e Dr. Zsolt Szatmári. Também frequentou o Conservatório Real de Bruxelas, onde esteve sob a orientação de Hedwig Swimberghe, e particiou de masterclasses com Laura Ruíz, Michael Collins, Yehuda Gilad, François Benda, dentre outros.
Já se apresentou como solista e camerista em várias salas europeias. Como membro do Aldeburgh Winds, atuou no Festival de Aldeburgh, Inglaterra, e gravou as Sinfonias para sopros de Richard Strauss e Igor Stravinsky, álbum lançado em 2016 pela Linn Records.
É membro fundador do Weiner Ensemble, que obteve o 3º prêmio no Concurso Internacional de Música de Orlando, na Holanda, em agosto de 2016, o que levou o grupo a ser convidado para os Festivais Orlando em Kerkrade em 2016 e 2018.
Além de concertos com as principais orquestras sinfônicas húngaras, já se apresentou com a Orquestra Filarmônica da Malásia e a Orquestra Britten-Pears. Entre 2010 e 2016 foi membro da Filarmônica Zugló e, desde setembro de 2016, integra a Orquestra da Ópera Estatal Húngara.
Leciona no Departamento de Instrumentos de Sopro da Universidade Ferenc Liszt desde 2013. Já realizou masterclasses em vários países da Europa, Japão, Coreia do Sul e é convidado regular no Festival Internacional de Música de Câmara Novo Milênio.